sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Arteterapia: Uma realidade tangível


Qual a importância da arteterapia?


 "Arte é a expressão mais pura que há para a demonstração do inconsciente de cada um. É a liberdade de expressão, é sensibilidade, criatividade, é vida" .
(Jung, 1920).

        Qual a importância da Arteterapia?  A Arteterapia tem como objetivo principal desenvolver conhecimentos de ação multidisciplinar e sua maior importância é desenvolver um processo terapêutico que utilize de vários recursos expressivos a fim de conectar o mundo interno com o externo do indivíduo. O uso dos recursos da arte são utilizados com finalidades terapêuticas: desenhos, sons, textos entre outras práticas expressivas e simbólicas são desenvolvidas para estabelecer comunicação com os conteúdos internos.
A Arteterapia procura realizar um processo conceitual em sua primeira instância  e permite que o indivíduo de acordo com seu nível cultural, faça conecção com as várias áreas do conhecimento ao realizar o encontro epistemológico no entrecruzamento das múltiplas artes: visuais, antropologia, literatura, dança, consciência corporal, psicologia, música, mitologias com suas tradições sobre o estudo das narrativas contidas nos mitos, contos e compreensão dos ritos. A partir desse contexto epistêmico, a arteterapia atinge um conceito de transdisciplinaridade, processo que deriva de um saber construído e diversificado, entrelaçando tramas que desafiam o Imaginário, além de despertar o processo de criatividade, amplia possibilidades de comunicação e expressão. A arteterapia, nesse sentido, atinge uma reflexão investigativa sobre as artes - capacidade que o sujeito realiza em suas descobertas criativas.
 Desse modo, os conteúdos terapêuticos se multiplicam atingindo níveis mais profundos no território da criação e, assim, o resultado virá em forma de  transformação individual e pessoal. 
Dê um colorido a sua vida!