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Preparando palestra sobre neurociência |
Dificuldades de aprendizagem: Conheça as diferenças entre os termos
Prof.: Vannda Santana de Abreu
SÍNDROME
A Síndrome é definida como um conjunto de sintomas que ocorrem em conjunto. Ou um
conjunto bem determinado de sintomas que não caracterizam uma só doença, mas podem
ser traduzidos como uma situação patogênica.
DISTÚRBIO
O Distúrbio é descrito como uma
(dis-função) psicológica ou mental, trata-se de uma perturbação, um mau
funcionamento e uma interrupção da seqüência normal de continuidade, ou mesmo um
afastamento da norma. O Distúrbio acomete o sujeito individualmente, e, em nível orgânico, pela
existência de um comprometimento neurológico.
DIFICULDADE
O termo Dificuldade
está relacionado a problemas psicopedagógicos e ou sócio‑culturais, ou seja,
não está centrado no indivíduo. O problema pode estar relacionado ao processo de ensinoaprendizagem:
escola, ambiente, família, comunidade e o meio em que vive.
TRANSTORNO
O termo Transtorno é utilizado para indicar a existência de um conjunto de
sintomas ou comportamentos com início que ocorre invariavelmente no decorrer da
infância com um comprometimento ou atraso no desenvolvimento de funções
relacionadas à maturação biológica do Sistema Nervoso Central, com curso
estável não envolvendo remições e recaídas.
Deve-se considerar ainda que o transtorno não
seja conseqüência de uma falta de oportunidade de aprender nem seja decorrente
de qualquer forma de traumatismo ou doença cerebral adquirida. O transtono origina-se
de anormalidades no processo cognitivo que derivam de algum tipo de disfunção
biológica. O termo transtorno revela-se por uma desordem neurológica.
DOENÇA
A Doença caracteriza-se por condição anormal de um organismo que
interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos. É
considerada como uma disfunção de um organismo causada por agentes externos ou
não ou qualquer condição mórbida ou danosa. O processo mórbido seria definido
como tendo um conjunto característico de sintomas e sinais que leva o indivíduo
a tratamento médico.
SÍNTESE
A rigor não estaria
completamente errado definir a Dislexia por qualquer um dos termos descritos
acima. Porém há sutilezas que devem ser consideradas. Por exemplo, embora a
Dislexia se apresente como uma doença que leva o indivíduo a tratamento médico
e um acompanhamento medicamentoso para a melhora da condição de atenção, este é
apenas um dos muitos sintomas ou sinais que são encontrados entre os
disléxicos, mas não significa dizer que a dislexia seja passível de tratamento
médico.
Dislexia
não é doença!
Sendo assim o termo Síndrome, que está relacionado diretamente à doença, também não se enquadraria, embora haja um conjunto de sintomas que caracterizem a Dislexia. Parece-me que descrever a Dislexia como distúrbio ou transtorno seja mais apropriado ao quadro de sintomas e sinais, muito embora o termo transtorno se aproxime ainda mais.
Penso que este texto não passe de uma pequena sutileza. Porém espero que ele possa contribuir de alguma forma aos profissionais da educação e da saúde por assim considerarmos o disléxico como um ser social. Sabe-se que o disléxico tem lá suas dificuldades, mas esta constatação não lhe tira o direito de ser aceito e compreendido socialmente.
Fonte:
www.cgceducacao.com.br/canal.php?c=4&a=13933
Bibliografia
VISCA, Jorge. Psicopedagogia Novas Contribuições. Nova
Fronteira, - 4ª ed. Rio de Janeiro, 1991.
DSM –IV, Manual Diagnóstico e
Estatístico de Transtornos Mantais. 4ª ed., Artmed, Porto Alegre, 2002.
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