domingo, 2 de setembro de 2012

Síndrome, distúrbio e transtorno

Preparando palestra sobre neurociência


 Dificuldades de aprendizagem: Conheça as diferenças entre os termos


Prof.: Vannda Santana de Abreu

SÍNDROME

A Síndrome é definida como um conjunto de sintomas que ocorrem em conjunto. Ou um conjunto bem determinado de sintomas que não caracterizam uma só doença, mas podem ser traduzidos como uma situação patogênica.

DISTÚRBIO

O Distúrbio é descrito como uma  (dis-função) psicológica ou mental, trata-se de uma perturbação, um mau funcionamento e uma interrupção da seqüência normal de continuidade, ou mesmo um afastamento da norma. O Distúrbio acomete o sujeito  individualmente, e, em nível orgânico, pela existência de um comprometimento neurológico.

DIFICULDADE

 O termo Dificuldade está relacionado a problemas psicopedagógicos e ou sócio‑culturais, ou seja, não está centrado no indivíduo. O problema pode estar  relacionado ao processo de ensinoaprendizagem: escola, ambiente, família, comunidade e o meio em que vive.

 TRANSTORNO

O termo Transtorno é utilizado para indicar a existência de um conjunto de sintomas ou comportamentos com início que ocorre invariavelmente no decorrer da infância com um comprometimento ou atraso no desenvolvimento de funções relacionadas à maturação biológica do Sistema Nervoso Central, com curso estável não envolvendo remições e recaídas.
Deve-se considerar ainda que o transtorno não seja conseqüência de uma falta de oportunidade de aprender nem seja decorrente de qualquer forma de traumatismo ou doença cerebral adquirida. O transtono origina-se de anormalidades no processo cognitivo que derivam de algum tipo de disfunção biológica. O termo transtorno revela-se por uma desordem neurológica.


DOENÇA

A Doença caracteriza-se por condição anormal de um organismo que interfere nas funções corporais e está associada a sintomas específicos. É considerada como uma disfunção de um organismo causada por agentes externos ou não ou qualquer condição mórbida ou danosa. O processo mórbido seria definido como tendo um conjunto característico de sintomas e sinais que leva o indivíduo a tratamento médico.

SÍNTESE

A rigor não estaria completamente errado definir a Dislexia por qualquer um dos termos descritos acima. Porém há sutilezas que devem ser consideradas. Por exemplo, embora a Dislexia se apresente como uma doença que leva o indivíduo a tratamento médico e um acompanhamento medicamentoso para a melhora da condição de atenção, este é apenas um dos muitos sintomas ou sinais que são encontrados entre os disléxicos, mas não significa dizer que a dislexia seja passível de tratamento médico.

 Dislexia não é doença!

A dislexia caracteriza-se pela diferença no processamento de informações visuais e auditivas entre outras características e assim sendo se a classificássemos como doença, deveríamos classificar o canhotismo da mesma forma como sendo uma doença, uma vez que os indivíduos canhotos também processam informações de forma diferenciada em relação aos demais indivíduos.
Sendo assim o termo Síndrome, que está relacionado diretamente à doença, também não se enquadraria, embora haja um conjunto de sintomas que caracterizem a Dislexia.  Parece-me que descrever a Dislexia como distúrbio ou transtorno seja mais apropriado ao quadro de sintomas e sinais, muito embora o termo transtorno se aproxime ainda mais.
Penso que este texto não passe de uma pequena sutileza. Porém espero que ele possa contribuir de alguma forma aos profissionais da educação e da saúde por assim considerarmos o disléxico como um ser social.  Sabe-se que o disléxico tem lá suas dificuldades, mas esta constatação não  lhe tira o direito de ser aceito e compreendido socialmente.

Fonte:

www.cgceducacao.com.br/canal.php?c=4&a=13933


Bibliografia
VISCA, Jorge. Psicopedagogia Novas Contribuições. Nova Fronteira, - 4ª ed. Rio de Janeiro, 1991.
DSM –IV, Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mantais. 4ª ed., Artmed, Porto Alegre, 2002.

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